ME 40
Novo Corpo e Sexualidade
Tempo do Dirigente: Esta aula deve abranger o tempo do dirigente também.
Aula:
Objetivos: propiciar um momento de descoberta das transformações vividas com relação ao corpo e a sexualidade.
Metodologia: esta aula deve ser focada nas descobertas, desejos, anseios e questões do jovem perante seu corpo e a sexualidade. Apresentar ao jovem as mudanças fisiológicas ocorridas durante a adolescência com o corpo e alerta-los para a descoberta da sexualidade de maneira madura e consciente. Esta aula deve ser ministrada de maneira que o jovem se sinta confortável para expressar suas opiniões.
Embasamento Teórico: Com as mudanças corporais, o adolescente modifica o foco de seu interesse sendo que, na fase anterior, sua energia estava canalizada para a aprendizagem, brincadeiras e, nesta, encontra-se voltada para o descobrimento de seu novo corpo. Essas modificações vêm acompanhadas de angustias, ansiedades, receios, vaidades, um misto de sentimentos que contribui para o aumento da confusão de sua identidade. Assim, inconscientemente o adolescente procura sua identidade e a busca em pessoas da mesma faixa etária, unindo-se pela semelhança de sentimentos, onde um projeta no outro aquilo que está sentindo.
O despertar da sexualidade vem acompanhado também das paixões efêmeras, fortes, o adolescente se apaixona pelo ideal, projetando no outro todos os seus desejos, sentimentos, tudo aquilo que é dele; esse outro pode ser um artista, cantor, a pessoa mais popular da escola ou de seu circulo social. Porém, como ele se apaixona pela fantasia, quando esta se torna real, acaba.
É de suma importância a orientação sexual, a fim de não se agravar esse período tão conturbado com uma gravidez, comportamentos prosmícuos, DSTs, etc.
Luto pela perda do corpo infantil: as transformações corporais ocorrem com uma certa “rapidez” que não permitiu a integração do novo corpo pelo indivíduo, gerando assim, ansiedades em relação às mudanças físicas.
a) Novo corpo: quais as mudanças ocorridas, como lidam com tais mudanças;
b) Diferença entre homem e mulher: quais diferenças fisiológicas ocorrem durante este período;
c) Sentimento x prazer momentâneo: alerta-los para a busca de sentimentos maduros e que estejam convictos e sejam donos de suas atitudes e sentimentos;
d) Amadurecimento emocional para as relações sexuais: Quando está pronto?; conseqüências de uma relação sexual despreparada e que firam os sentimentos;
e) Amigo íntimo: troca de confidencias; intimidade.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário