quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ME 04

ME 04
Conviver

Recados:
Ao Dirigente:
Atenção às observações iniciais do bloco.
Nessa aula cabe alguma dinâmica simples onde mostra a importância de se desenvolver um clima de ‘ameaça zero’ em qualquer grupo (ambiente onde se respeitem as diferenças, diálogo aberto, etc), dentro do tempo do dirigente.
Ao Expositor:
Sempre, mas principalmente neste bloco, a postura na aula deve ser de um coordenador de idéias.

Tempo do Dirigente / Aula:
Objetivo: Levantar posicionamentos do jovem com suas relações e qual qualidade desse exercício de convivência.
a) Afinidades;
b) Viver em grupos sociais (turmas de amigos, escola, trabalho);
c) Conviver em família;
d) Conviver com as religiões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Apresentação
Deve-se sortear duplas ao acaso e solicitar que cada um dos elementos sente-se diante do outro tendo em mãos lápis e papel.
Dita, para todas as duplas, as frases abaixo que não deverão ser copiadas mas respondidas com muita seriedade considerando-se o parceiro que se tem em frente. Na folha não deve aparecer nem o próprio nem, nem o do parceiro:

l. parece-me uma pessoa que ....
2. maneja sua timidez com .....
3. quanto à sua segurança pessoal, parece-me que ....
4. sua maior qualidade parece ser (plano físico, profissional e intelectual) ....
5. uma característica não positiva que me chamou a atenção foi .....


Após um tempo para que todas as frases sejam completadas em silêncio, ordenar que as duplas se virem, de forma a um ficar de costas para o outro.

Distribui uma outra folha de papel a cada um dos participantes e solicita que respondam às mesmas questões, agora, sobre sua pessoa, sem colocar o próprio nome na folha.

l. eu sou ....
2. manejo minha timidez com .....
3. quanto à minha segurança pessoal, parece-me que ....
4. minha maior qualidade parece ser (plano físico, profissional e intelectual) ....
5. uma característica não positiva que tenho .....

Recolher todas as folhas de papel, separando-as em duas pilhas: as com as respostas pessoais e as que foram utilizadas para caracterizar o parceiro da dupla.


Grupos de Convívio
Nos cantos da sala estarão cartazes com os grupos nos quais convivemos rotineiramente. A aula se inicia com a apresentação do tema da aula e com indagações sobre o conceito de grupo. Qual sua importância em nossa vida? Por que precisamos deles?
Posteriormente, apresentaremos os grupos que iremos conversar nesta aula, e questiona-los em qual destes grupos há maior dificuldade de convívio. Tal grupo será o primeiro a ser conversado. Todos os participantes devem se encaminhar para o canto da sala que está representado este grupo, formando um círculo. Neste momento, a discussão deste grupo se inicia por uma pequena dinâmica de reflexão, descontração e início das conversas. Realizada a dinâmica, iniciar as conversas pertinentes a este grupo. Relacionar sempre este grupo com as vivências que passaremos na Mocidade, como a aula na qual conversaremos melhor sobre ele, temas correlatos, dinâmicas, entre outros.
Para finalizar a discussão deste grupo, solicitar que escrevam o que perderiam se tal grupo não estivesse em sua vida.
A atividade prossegue com a escolha de um outro grupo, até finalizar todas as discussões.
Estas discussões se encerram com a apresentação do que perderiam com a ausência destes grupos e com uma discussão mais generalizada sobre todos os grupos.

Família
Atividade: haverá bonecos de papel e tiras caracterizando uma relação familiar (pai, mãe, irmão, irmã, avô, avó, tio, tia, primos) e sentimentos (tanto qualidades como defeitos); terão como missão, montar um familiar seu, juntando o parentesco com as caracterizações.
Discussão: Como vivemos em nossa família? Por que a família é importante? O que fazer para melhorarmos nossa relação familiar? Qual familiar tem dificuldade de convívio, e por quê?


Escola
Atividade: um voluntário deve contar uma situação que o caracterizou na escola e por meio de marionetes o grupo deve representá-la.
Discussão: A qual grupo pertence em nossa escola? O que caracteriza tal grupo? Como convivem com os demais grupos? Quem são as pessoas importantes em nossa vida que estão na escola? São nossos amigos ou colegas? Como iremos cultivar tais amizades fora dela?


Tribos
Atividade: haverá objetos que representam as tribos no meio do grupo; um participante inicia uma história, pegando um objeto que caracteriza a tribo que convive, passando a história para outro participante que deve continuar a história.
Discussão: O que caracteriza nossa tribo? Por que estamos nesta tribo?


Religião
Atividade: cartaz com fotos que caracterizam as religiões; indagar qual impressão provoca tais imagens.
Discussão: Têm uma religião? Como convivem com a religião? Como convivem com as demais religiões?


Cartas
Para finalizar, distribuir papel, caneta e um envelope a cada um e solicitar que escrevam seus pensamentos e sentimentos para uma determinada pessoa, seja um amigo, um familiar, alguém da Mocidade, etc. O importante que este será um momento de exteriorizar nossos sentimentos. Escrever o endereço e colar a carta.

Unknown disse...

Boa tarde! Fiquei em dúvida do que fazer com as 2 pilhas separadas da atividade inicial. Obrigada Ana Carollina