ME 03
Amizade
Recados:
Ao Dirigente:
Atenção às observações iniciais do bloco
Nessa aula cabe alguma dinâmica simples onde mostra como é desafiador e importante o exercício diário de convivência saudável, dentro do tempo do dirigente.
Ao Expositor:
Atenção às observações iniciais do bloco
Sempre, mas principalmente neste bloco, a postura na aula deve ser de um coordenador de idéias.
Tempo do Dirigente / Aula:
Objetivo: Fazer com que o grupo possa conversar sobre amizade e propor o desejo de que construam o sentimento de amizade sincera no grupo, no decorrer do curso.
a) Importância;
b) Quem são os amigos de cada um? Que é necessário para tornar-se?;
c) Como identificar e qualificar as amizades?;
d) Meninos conseguem ser amigos de meninas (e vice-versa) sem ‘segundas intenções’?;
e) Amigos ‘virtuais’.
f) Como viver a amizade?
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
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Objetivos: Mostrar os amigos que poderão formar nesta turma de Mocidade.
Apresentação dos bichos
Colocaremos em papeizinhos nomes de bichos, sempre formando pares entre eles.
Nós distribuímos os papeizinhos entre os participantes, sem que cada um saiba quem está com o seu par. Cada pessoa deverá encontrar o seu par sem falar nada, apenas imitando o animal que ela pegou.
Depois que as pessoas encontrarem seus pares, elas sentam-se juntas para conversar e se conhecer.
Devem responder a algumas perguntas:
Como é o seu cotidiano?
O que gosta e o que não gosta de fazer?
Quais são seus sonhos?
Na apresentação, cada um deverá se apresentar como se fosse o seu par e escrever o nome desta pessoa no centro da cartolina.
Percebendo minhas características
Distribuir a cada participante um sulfite e solicitar que desenhem Por que você é um bom amigo. Este desenho pode conter qualidades, atitudes, características, fatos, entre outros. Solicitar que guardem o desenho para o final da aula.
Jogo da Amizade
No chão da sala haverá cartolinas, que juntas formam um grande boneco. Cada cartolina representará uma parte do corpo do boneco, cabeça, braços e mãos, tronco, e pernas.
A cada parte do corpo terão de escrever sobre um determinado tema da amizade, fazendo-os refletir sobre as atitudes e sentimentos da amizade. No entanto, para passar para estas etapas, terão de cumprir determinadas provas que estão correlacionadas com a amizade.
Etapas
1. Cabeça
Prova: separados em duplas, dêem manter as mãos voltadas para trás; cada dupla receberá dois bombons que terão como missão comê-los sem utilizar as mãos.
Nestas mesmas duplas, durante 3 (três) minutos o companheiro que pergunta (no caso na 1ª etapa o companheiro A), fará as seguintes indagações para o companheiro (no caso, na 2ª etapa o companheiro B):
O que é amizade para você?
O que você não gosta em uma amizade?
O que você valoriza em uma amizade?
Observação: Enquanto o companheiro B responde, o companheiro A não poderá em hipótese alguma interferir na resposta do companheiro.
Após ter encerrado o dialogo entre as duplas, faremos uma conclusão da dinâmica.
Reflexão: o que esperam de uma amizade
Discussão: O que esperam de uma amizade? Solicitar que apresentem seus amigos? Como reconhecemos um amigo sincero? Como agimos com eles?
2. Pés
Prova: pular jornais que ficarão dispostos em círculo; ou corrida de jornal (cada participante receberá uma folha de jornal, e terão com missão chegar ao outro lado da sala sem rasgar o jornal)
Reflexão: que caminhos nossos amigos buscam? Quais suas profissões e sonhos?
Discussão: o que é preciso para ser nosso amigo? Estamos abertos a novas amizades?
3. Mãos
Prova: devem ficar amarrados até o final da aula.
Reflexão: na mão direita, apresentar o que você tem a oferecer para seus amigos e na mão esquerda, o que seus amigos te oferecem.
Discussão: Esquecemos muitas pessoas na vida, poucas guardamos em nossa memória, raras interferem em nosso cotidiano. Somos capazes de aceitar sem relutar as interferências do próximo, não só dos familiares mas também dos amigos? Somos capazes de estender essa interferência para mais pessoas?
Amigo é aquele que faz somente o que queremos? Ou o que diz algumas verdades para nós? Como reagimos quanto a isto?
Somos capazes de aceitar nossos erros, de ouvir e de nos pronunciarmos nos momentos que nos exigem? Somos capazes de observar as pessoas ao invés de ficar corrigindo-as? Somos capazes de optar pela critica construtiva em detrimento daquela que inferioriza? Somos sinceros?
O que esperam de uma amizade?
4. Tronco (coração)
Prova: deverão estourar bexigas utilizando o tronco; nas bexigas estarão perguntas desta etapa.
Reflexão: Você ama seus amigos? Descreva um fato ou porque deste amor.
Discussão: Somos capazes de abrir espaço, uma fenda que seja para o amor? O amor que dizem ser cego, também tem a sua palavra a dizer e é justamente neste quesito que esta fundamentada a lei da amizade, no amor e em todos os seus conseqüentes.
Somos capazes de aquecer o próximo com nossos mais belos sentimentos? Somos capazes de agasalhá-los com nosso amor, com nossas vibrações positivas?
Conhecendo o grupo
Colocar os papéis do início da aula no centro da sala, virado para o chão. Individualmente, os participantes devem retirar um destes papéis e descrever o que os desenhos te trazem e escrever um sentimento, uma frase ou algo que desejar no papel. Indagar de quem acham que é este papel.
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