ME02
O que é Mocidade Espírita – A Escola do Coração
Recados:
Ao Dirigente / Expositor:
· Atenção às observações iniciais do bloco.
Tempo do Dirigente / Aula:
Objetivo: Nesta aula a proposta é apresentar a Mocidade Espírita como uma opção positiva de aprendizado, vivência e amizade sincera baseada nos ensinamentos espírita fundamentados no Evangelho de Jesus.
a) O que é a Mocidade Espírita e seus objetivos;
b) Clima de “Ameaça Zero” – A aceitação do Individuo e convivência de idéias;
c) Escola do Coração – Amizade Fraterna;
d) Um programa de estudo e trabalho feito em muitas partes do Brasil;
e) A proposta de Crescimento Individual através de um Grupo Saudável visando o enriquecimento espiritual para ajudar o Mundo a ser melhor.
Comentários sobre esta aula:
Esta opção de experiência de vida, voltada ao campo do espírito que se apresenta ao Jovem, através de um programa de estudos e vivências, visa sustentar o Jovem em sua vida, fortalecendo suas disposições interiores de bem viver num Mundo nem sempre favorável e tranqüilo. Enfim, deseja-se que este Jovem seja para o Mundo um Cristão Ativo que encara as dificuldades a qualquer tempo com equilíbrio e bom senso.
Outra importante definição a se apresentar é que a Mocidade Espírita é um “Curso de Espiritismo para Jovens” além de ser o nome do Departamento do Centro Espírita dedicado a Juventude.
Deve-se dizer que, como turma, há um programa de estudos e atividades a se cumprir, que há neste programa “fases” com objetivos e idéias que crescem ao longo do desenvolvimento do programa. Estas idéias são baseadas na Doutrina Espírita e no Evangelho de Jesus que ajudam a rever o Mundo que se vive e a própria vida.
Outra idéia a se desenvolver é que o ambiente da Mocidade Espírita é um local de “Clima de Ameaça Zero”, onde as pessoas que o freqüentam, são o que são, sem máscaras ou convenções e manifestam suas opiniões de forma franca.
Mais uma idéia muito importante a se destacar é que a Mocidade é uma “Escola do Coração”, ou seja, mais do que os aprendizados intelectuais, o grande foco é o “acolhimento dos sentimentos”. Enfim, as pessoas que vão à Mocidade devem se sentir importantes, acolhidas e valorizadas, pois se deseja que formem, ao decorrer do tempo, um grupo verdadeiramente fraterno e disposto a exercer isso com o próximo.
Uma outra informação interessante a comentar nesta aula é que existem muitas outras turmas que também estão fazendo o mesmo curso e espalhadas pelo Brasil e, anualmente estas se encontram para se confraternizarem.
O conteúdo proposto tem relação, direta ou indiretamente, com as outras aulas do bloco. Daí cabe o cuidado para não esgotar o assunto, mas ao mesmo tempo, vale lembrar que o foco das próximas aulas é diferente, pois pretende levantar as opiniões / vivências do grupo para que se conheçam e descubram afinidades.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Objetivos: Mostrar as vivências que terão no decorrer da turma. Enfatizar os objetivos da Mocidade enquanto construtor de um grupo diferenciado.
Dar as boas vindas na Mocidade. Avisar que se inicia um novo ciclo em suas vidas, mas especificamente com relação ao Centro Espírita.. Começamos a aula explicando brevemente o que é a mocidade. Qual a finalidade de estarmos nos reunindo e quais os nossos objetivos. Aproveitamos para questionar o que eles conhecem sobre o espiritismo e o que os motivou a estarem lá.
Apresentação dos bichos
Colocaremos em papeizinhos nomes de bichos, sempre formando pares entre eles.
Nós distribuímos os papeizinhos entre os participantes, sem que cada um saiba quem está com o seu par. Cada pessoa deverá encontrar o seu par sem falar nada, apenas imitando o animal que ela pegou.
Depois que as pessoas encontrarem seus pares, elas sentam-se juntas para conversar e se conhecer. Na apresentação, cada um deverá se apresentar como se fosse o seu par e escrever o nome desta pessoa no centro da cartolina.
Apresentação da Mocidade
A apresentação da Mocidade acontecerá por meio de conversas e discussões de diversas vivências que terão no decorrer dos anos e da turma. Esta etapa abordará alguns itens pertinentes a Mocidade. Para isto, será dividido em dois momentos. A cada etapa vivenciada, um pedaço do quebra-cabeça será montado no meio da sala, representando a necessidade da união de todos estes itens para a formação da Mocidade.
Haverá na parede um sulfite com o tópico (vivência) da Mocidade. Em um primeiro momento, haverá material que representam as vivências da Mocidade. Sem hesitar, os alunos devem dizer a qual vivência está associada o objeto. Os aplicadores colocarão o objeto onde foi falado.
Após escolhido os lugares de todos os objetos, passar para a próxima etapa. Esta etapa consiste por um passeio com toda a turma por cada estação que representa uma vivência da Mocidade. Nestes momentos, haverá um desafio, um questionamento, uma prova que representa esta vivência e contribui para a descontração. Após isto, iniciar a apresentação deste tópico para os participantes. Após a apresentação, retirar de um dos objetos da etapa um pedaço do quebra-cabeça com o nome do tópico.
Terminada esta apresentação, passar para a próxima estação e vivência.
Vivências:
1. Dirigente
Objetos: um item de cada dirigente da turma (chapinha da Day, tênis da Pri e chave do carro do Dani)
Prova: dar ao grupo uma cartolina e canetas para em um único desenho, representar o que esperam do dirigente; este desenho deve ser feito em grupo e um deve complementar o outro.
Apresentação: iniciar com uma breve apresentação de cada dirigente, contando um pouco sua história de vida, como vieram na Mocidade, quais seus desejos para com a Mocidade.
Após isto, enfatizar as funções e o porquê da existência do dirigente. Dirigente como um facilitador de vivências e direcionador de momentos significativos. Dirigente como amigo e demonstração de amor.
Mas, o que fazer com três pessoas interessadas em demonstrar amor sem ter direcionamento. Aí entra a apresentação do Programa de aulas.
2. Programa de Aulas
Objetos: livros, foto de Jesus, camisinha, alianças (representando relacionamentos), sofá (representando família). Estes objetos estarão em um caixa.
Prova: Escrever o que gostariam de discutir nas aulas da Mocidade, quais tópicos e assuntos terão interesses. Colocar estes objetos na caixa.
Apresentação: Abrir a caixa e apresentar cada objeto da caixa como assuntos que terão na Mocidade. Apresentar a Mocidade como um programa estruturado de vivências e discussões que são muito próximas a nós. Ler os bilhetes que cada um escreveu e comentar em que momento terão tais discussões.
3. Expositor
Objetos: um dado.
Prova: Solicitar que reflitam individualmente sobre um determinado tema (tema abrangente como chocolate) e depois questionar o que pensaram sobre os temas; nas apresentações, questioná-los (significando que podemos questionar o expositor)
Apresentação: Expositor como uma pessoa que estudará sobre um determinado tema e nos apresentará sua versão sobre ele. Será uma pessoa muito importante pois nos trará conteúdo e informações importantes para o nosso crescimento. No entanto, a aprendizagem não deve ser passiva e devemos questiona-los e participar das aulas.
A aula é um momento único individualmente e para o grupo.
4. Caderno de Temas
Objetos: Espelho
Prova: Olhar um caderno de temas e ler um tema.
Apresentação: Mostrar que o espelho pode refletir tanto individualmente quanto o grupo. Esta será a missão do caderno de temas. Nos propiciará momento de reflexões íntimas e um arquivo de nossas vivências e dos amigos que teremos na Mocidade.
5. Encontros de Mocidade
Objetos: Colchonete, mala.
Prova: Depoimentos e vídeos do encontro de Mocidade.
Apresentação: Encontro como um momento de vivência intensa de Mocidade e como consolidador de um sentimento de Mocidade.
6. Trabalhos
Objetos: Fotos, flor, pão, brinquedos.
Prova: Colocar papel picado na sala e questionar que as oportunidades estão latentes
Apresentação: Apresentar o trabalho que a Mocidade nos propiciará como parte das aulas e do programa de Mocidade. Momento de ação na sociedade e contribuir para nosso crescimento e da sociedade.
7. Músicas
Objetos: CD e vasinhos.
Prova: Ler uma letra e música (Água Viva) e depois ouvi-la, demonstrando que as letras são dançantes e que tocam o coração.
Apresentação: Música como instrumento de elevação e que pode ser atual e estar em nosso cotidiano.
Conclusão
Todos os tópicos e etapas da aula e consequentemente da Mocidade representam as vivências que terão e que se complementam. Representam a necessidade da união de todos estes itens para a formação da Mocidade. No meio do quebra-cabeça, haverá os nomes de todos da turma, simbolizando a importância de cada um para a Mocidade.
Comentar sobre o clima de ameaça-zero, as amizades que formarão na Mocidade.
Postar um comentário