quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ME 05

ME 05
Sonhos E Ideais De Vida

Recados:
Ao Dirigente:
Atenção às observações iniciais do bloco
Ao Expositor:
Atenção às observações iniciais do bloco
Sempre, mas principalmente neste bloco, a postura na aula deve ser de um coordenador de idéias.

Tempo do Dirigente / Aula:
Objetivo: Discutir: ‘Após o levantamento os grupos que convive, o que ele espera desenvolver para seu futuro?’
a) O que cada um objetiva para si?;
b) O que o mundo quer de mim?;
c) Futuro e progresso;
d) Profissão;
e) Como trabalhar para que os sonhos e ideais possam ser materializados em nossas vidas?

Um comentário:

Mocidade Espírita Aliança disse...

Apresentação
Sendo parte da conclusão da aula, a apresentação consiste em solicitar um voluntário que tem como missão falar 1 minuto de si, apresentando-se aos demais. Este deve escolher o próximo participante que será indagado sobre falar 1 minuto sobre suas qualidades. A atividade prossegue, mudando o tema como por exemplo, sobre seu cotidiano, sobre sua família, sobre seus desejos, etc.

Planejamentos
Em seguida, haverá três caixas distintas com inscrições. Será solicitado que os participantes planejem seu futuro, e como gostariam e irão batalhar para estar, e escrevam em três folhas distintas:
- até o final do ano
- até 2008
- até 2009
Preenchidos os papéis, colocarão seus nomes nas respectivas caixas. Estas caixas acompanharão a turma e nela serão depositados outros itens no decorrer das aulas


Discussões
Iniciar as discussões sobre sonhos e ideais de vida questionando se planejam suas vidas, com que freqüência, como lutam por seus sonhos. Tais questionamentos serão apenas introdutórios e servem como motivação.
Posteriormente, no teto da sala, haverá papéis com as seguintes denominações: Família, Estudo/Profissão e Mundo.
Será solicitado que os participantes se juntem de acordo com o tema que mais lhe atrair. Nestes grupos, terão como tarefa, pegar o papel do teto seguindo algumas regras:
- deverão utilizar todos os membros do grupo
- poderão utilizar somente uma das mãos e um dos pés
Após esta atividade, que colaborará para a conclusão, os grupos conversarão sobre o tema.
Caso se faça necessário, haverá envelopes com perguntas sobre os temas para nortear as discussões.
Terminada as discussões em grupos, passar a discussões e apresentações gerais.

Família:
- Qual é o ideal de família que irá lutar? Que atitudes devem ser tomadas para conquistá-la?
- O que a sua família futuro terá de semelhança com a sua atual?

Estudo/Profissão:
- Como se vê daqui a uns 10 anos?
- Que atitudes devem ser tomadas agora para conquistar este planejamento?

Mundo
- Que diferenças planejam para o mundo atual e o futuro?
- Qual o seu posicionamento e contribuição para este mundo futuro? E o de uma família?


Impedimentos
A gente costuma parar para pensar sobre o futuro? A gente tem medo do futuro? O que nos impede de conquistar nossos ideais.
Solicitar que cada um diga o que o impede de caminhar em busco de seu sonho.


Etapas para atingir o sonho
No decorrer da aula, vivenciamos algumas dinâmicas, que mais do que descontração, nos trouxe mesmo que involuntariamente há algumas reflexões. Na apresentação, exercemos nossa Confiança. Na busca pelos papéis do teto, passamos pelas experiências de Nossos Limites e os do Próximo. Como estamos com relação a estes dois itens?
E agora, o que falta?
Todos de pé e em círculo, será solicitado que pensem rapidamente o que é Alegria para cada um. Posteriormente, terão que representar sem falar este sentimento para o seu amigo do lado direito.
Este por sua vez, deve fazer deve fazer sua dinâmica e a dele ao companheiro ao lado.
Alegria deve estar sempre presente em nosso cotidiano.