quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ME 01

ME 01
Aula Inaugural

Recados:
Ao Dirigente:
Nessa aula não se deve aprofundar os objetivos do curso de mocidade – Esse é conteúdo da aula 2, mas sim propor exercícios em que as pessoas possam se conhecer e descobrir afinidades.
Ao Expositor:
Atenção às observações iniciais do bloco.
Sempre, mas principalmente neste bloco, a postura na aula deve ser de um coordenador de idéias.

Tempo do Dirigente / Aula:
Objetivo: Fazer as pessoas se conhecerem e ‘quebrar o gelo’ inicial do novo grupo.
a) Apresentação das pessoas do grupo;
b) O que cada um espera construir/descobrir com esse grupo?

2 comentários:

Anônimo disse...

Objetivos: Mostrar a importância que terão na turma, onde cada um acrescentará algo a turma. Enfatizar que a turma será ela s que farão, mostrando a importância da amizade na turma.

Dar as boas vindas na Mocidade. Avisar que se inicia um novo ciclo em suas vidas, mas especificamente com relação ao Centro Espírita.. Começamos a aula explicando brevemente o que é a mocidade. Qual a finalidade de estarmos nos reunindo e quais os nossos objetivos. Aproveitamos para questionar o que eles conhecem sobre o espiritismo e o que os motivou a estarem lá.

Apresentação
Iniciaremos a dinâmica de apresentação, com uma apresentação simples, falando o nome e idade. Além disto, deve haver no centro da sala uma cartolina com possibilidades de cores e pincéis. Conforme os participantes vão se apresentando, devem deixar sua marca, seja com um rabisco, um desenho, uma frase, com a cor de sua preferência no papel.
Em seguida, após todos terem se apresentado, daremos inicio a segunda parte da apresentação. Para isso iniciaremos o jogo de apresentações.

Jogo
Daremos início agora ao jogo da Mocidade. Percorremos nele algumas etapas, passaremos por algumas provas e seremos incitados a falar. Ao final, teremos a resposta de uma pergunta muito importante.
Haverá no chão da sala, um caminho com várias possibilidades. Dividir os participantes em 3 grupos (de acordo com o número de pessoas, tendo de ser no mínimo uma dupla) e dar a eles um desafio: responder a uma pergunta “Como construir uma turma de Mocidade?”
Os caminhos estarão escritos em pegadas, completando a decoração (que conterá frases nas pegadas).

As etapas do jogo devem ser cumpridas com os participantes discutindo em grupo e posteriormente um deve responder pelo outro.

Lista das Etapas:
- Músicas da Infância
- Comida Predileta
- Qual a pessoa mais importante de sua vida?
- Conte um pouco sobre seus sonhos
- O que gosta de fazer
- Cor Preferida
- Fale um pouco sobre você (no mínimo 1 minuto)
- Cite duas qualidades e dois defeitos que observa em você

Lista de provas:
- Brincadeira da Cadeira
- Trava língua
- Brincadeira do abcd
- Falar com bolacha na boca
- Flexão de braços
- Imitar objeto
- Castelo de cartas
- Pregos
- Ficar em espaço pequeno

Conclusão do Jogo
Terminada as etapas e percorrido os caminhos do jogo, questionar como todas estas etapas e reflexões respondem a pergunta inicial.
Passamos por momentos em que falamos de nossos sonhos, nos expusemos para os demais, conhecemos um pouco os outros integrantes do grupo e percorremos alguns caminhos em conjunto.
A resposta está na cartolina. Ela contém uma marca de todos, nossa característica que foi agrupada e unida com a dos demais. Isto responde a pergunta, pois quem constrói a Mocidade somos NÓS.


Como fazer novos amigos?
Deixar esse questionamento para o final da aula. Na parede, colocaremos as estrelas de cartolina que servirão para a conclusão da atividade.

Dinâmica das estrelas
Cada um deve escrever numa estrela uma mensagem de motivação e apoio.
Depois, nós recolhemos todas as estrelas e as distribuímos aleatoriamente.
Em seguida cada um deverá revelar de quem recebeu a estrela e abraçar essa pessoa.
Por fim, explicamos o significado dessa brincadeira e com isso a resposta para essa última questão. “Para termos amigos, precisamos ser amigos” Pois a amizade é como um abraço, ao mesmo tempo que abraçamos, também somos abraçados.
Após isto, estourar as bexigas e pegar as mensagens contidas nelas.

Colar a cartolina na parede.

José Carlos disse...

Show! Muito obrigado por compartilhar esta postagem.