quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ciclo Amizade

Ciclo Amizade

Objetivos: Este ciclo tem seu foco em criar oportunidades para que o grupo se conheça e se integre dentro de um clima sem ameaças (propiciando o clima de ‘ameaça zero’), aproximando as pessoas e dando chance para que o dirigente conheça o jovem que faz parte desse grupo.

Observações:
1. Isso se fará em aulas dinâmicas que estimularão as pessoas a se manifestarem e se posicionarem em diversas questões do seu dia-a-dia.

2. Sugere-se que a maioria das aulas seja dada pelos dirigentes, pois acreditamos que estes devam ser o principal facilitador para a integração do grupo.

3. Sugere-se ainda que, no tempo do dirigente ou no decorrer da discussão do tema do dia, caso pertinente, todas as aulas possam conter exercícios/dinâmicas que possam colaborar para o desenvolvimento das amizades e conhecimento mútuo, até porque durante todo ciclo estão abertas às inscrições para novos alunos.

4. Não é importante, nessa fase, aulas repletas de conceitos doutrinárias e ‘conclusões’. As aulas não precisam necessariamente se encaminhar para determinadas ‘direções’ que o dirigente estabeleça na condução do tema, mas sempre se preocupar em promover e dar manutenção ao diálogo aberto, um clima fraterno, respeitando as diferenças.

5. O despertar do interesse pelo Espiritismo não é o objetivo deste bloco, portanto, tal bloco não contém aula da doutrina espírita.

6. A distinção do tempo do Dirigente e do expositor no dia de aula deve ser tênue.
Para tal, sugere-se que o Dirigente pense e trabalhe para que a ‘aula’ e seu conteúdo esteja inserido em todos 90 minutos da reunião do grupo, fazendo-se assim mais efetiva a sua participação para construção do conhecimento (colaborando indiretamente com o expositor) e facilitação das vivências em grupo.
Nos comentários das aulas, constam algumas idéias e/ou propostas para discussão/vivência para serem desenvolvidas no ‘tempo do dirigente’ durante a extensão de todo o programa. Mas a criatividade e atenção do dirigente às necessidades dos alunos e ao seu amadurecimento como grupo, é que vão determinar o que cabe ser realizado em cada aula.

7. Dicas gerais ao Dirigente:
· Explique o que é a preparação/encerramento e uso de luz verde de maneira simples.
· Evite a complexidade das palavras e imagens na hora de preparação/encerramento.
· Seja breve; não utilize jargões da linguagem espírita.
· Aos poucos, é interessante apresentar ao grupo as músicas que são tocadas no ambiente de Mocidade. Nesse quesito, pode-se ainda aproveitar e pesquisar músicas que complementem o tema do dia e apresentá-las pra introduzir reflexões (sugestão esta que agrega-se ao item 6, acima).
· Essas ‘dicas’ são importantes para este bloco inicial do curso, mas não se restringem apenas a ele.

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