quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ME 43

ME 43
Identidade

Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: O dirigente deve solicitar que, aqueles que desejarem, apresentem seus cadernos de temas. Em continuidade, refletir junto com a turma sobre o quanto aceitamos o próximo como nosso irmão. Quais as dificuldades enfrentadas, como nos sentimos, quais as pessoas que temos dificuldade de convívio, quais atitudes e sentimentos estamos tomando para conseguir aceitar o próximo como nosso irmão.

Aula:
Objetivos: discutir sobre a construção da identidade do espírito no decorrer da adolescência.
Metodologia: faze-los refletir sobre como estão construindo sua identidade e se estão cientes deste processo de construção.
Embasamento Teórico: Todas as transformações anteriormente citadas fazem parte do desenvolvimento do ser humano. As ansiedades geradas pelas modificações provocadas pela puberdade são sentidas de modo particular por cada espírito que está neste momento no período da adolescência.
Segundo Eric Erikson, o principal conflito da adolescência consiste em: Formação da identidade x confusão de papel.
É um momento crítico de avaliação do indivíduo por si mesmo e, ao se reportar ao passado percebe comportamentos infantis (porque estava na infância) e ao se projetar ao futuro vê uma pessoa adulta e não tem referencias de como será.
Neste momento, o jovem começa a ser cobrado de uma série de deveres que anteriormente era ignorado aumentando, assim, suas pressões interiores. Para Erikson, o sentido de identidade requer reciprocidade psicossocial, que consiste na coerência entre o que o adolescente considera ser e percebe que os outros vêem e esperam dele. A socialização tem papel fundamental dentro da formação de identidade deste individuo.
Na visão espírita, neste momento destaca-se o despertar das tendências espirituais que estavam adormecidas na infância para que pudessem ativar nos pais os sentimentos de cuidados e fortalecer assim os laços afetivos. Tendo isso posto, o individuo deve integrar também tais tendências que o acompanham em diversas encarnações.
A formação da identidade é um processo complexo que envolve as relações com os pais, familiares, amigos, sociedade, produtividade e espiritualidade. É um momento angustiante de avaliação, devido aos diversos fatores já descritos e, se o adolescente não encontrar parâmetros interiores que aliviem suas angústias, a pressão interna pode desencadear depressão, surtos psicóticos (romper com a realidade), comportamentos histriônicos, dissociativos e outros quadros psiquiátricos, como também, o uso de drogas.
Deve-se atentar que o adolescente não percebe se é criança ou adulto, como se comportar e isso são sentidos de maneira muito ativa.
A construção da identidade é feita através da soma de padrões de reação e interação com os outros e com os ambientes particulares, junto com suas escolhas (roupas, tribos, som, gostos, filmes...) também de suas produções e suas decisões, principalmente àquelas que ele já tem maturidade e capacidade para resolver.
É a identidade a busca central dessa etapa da vida e pode ocorrer que a pessoa precocemente a determine e assim ignore possíveis potencialidades de seu ser, como pode ocorrer o contrário pode-se estender essa confusão de papel por um período muito longo, ultrapassando a adolescência e resultando adultos imaturos.
Luto pela perda dos papeis infantis: seus comportamentos que antes eram vistos como engraçados e bonitinhos, agora não nos despertam outros o mesmo sentimento, citando Içami Tiba: o adolescente é grande demais para pequenas coisas e pequeno demais para grandes coisas.
a) Construção (continua) e não se finaliza na adolescência: quais as mudanças ocorridas e que estão acontecendo;
b) Auto-conceito: como nos enxergamos e nos definimos, quais os nossos papéis e valores, positivos e negativos;
c) Influências sociais confrontando com o que eu acredito: o quanto somos donos de nossas atitudes e construções;
d) Relações parentais x cultura x amizades: como lidar com tais influências;
e) Fechamento antecipado da identidade x prolongamento da confusão da identidade.

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