quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ME 23

ME 23
Amar ao próximo como Jesus nos amou

Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: Esta aula pode abranger o tempo do dirigente, aproveitando o tema desta aula como uma reflexão de auto-amor. O dirigente deve continuar as discussões das aulas anteriores, dando subsídios para novas reflexões e direcionamentos.
Para reflexão: Amar não significa esperar que alguém nos satisfaça todos os anseios e necessidades que só cabe a nós satisfazer.

Aula:
Objetivos: apresentar o amor ensinado e vivenciado pelo Mestre como uma realização possível de ser cultivado em nossas vidas.
Metodologia: O mestre queria nos ensinar a principal arte da inteligência: a arte de amar. Para aprendê-la é necessário cultivar a tolerância, a capacidade de perdoar e inúmeros outros sentimentos. O amor renova as esperanças, reanima a alma, reaviva a juventude da emoção.
Esta aula deve abordar o amor e a necessidade de amar como os ensinamentos e vivências do mestre. Propiciar reflexões sobre como o jovem ama, quais os sentimentos que julgam importantes para o amor e como Jesus nos ensinou e vivenciou tal sentimento.
a) O que é o amor?: apresentar o amor possível de ser vivenciado apresentado pelo Mestre, um amor que perdoa, que respeita, que nos torna felizes e serenos;
b) Como eu amo? Quem eu amo?: propiciar reflexões sobre como amamos, de que modo expressamos nosso amor para quem amamos;
c) O amor é o que o amor faz: discutir sobre os sentimentos necessários para demonstrar o amor;
d) O Jesus faz por nós: devemos amar como Jesus, amar a vida como Jesus nos mostra;
e) Amor na prática: para finalizar a aula, propõe-se um exercício de amor na prática como, por exemplo, escrever uma carta, abraçar e demonstrar amor, afeto e respeito ao próximo.

Nenhum comentário: