quarta-feira, 12 de setembro de 2007

ME 53

ME 53
Juventude e Religião

Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: Criar exercício para meditarem como a religiosidade pode ser uma ‘opção que liberta’ o homem.
– Obs.: Pode ser interessante verificar com o expositor a relevância de tal reflexão para que fique para o final da aula para que não adiante idéias que podem ser trabalhadas durante, transferindo, se assim for pertinente, o tempo do dirigente para o final da aula.

Aula:
Objetivo: Aqui, iremos tratar não só o jovem na religião, mas sim sua relação e importância para a sociedade e como a religião pode fortalecer sua conduta e posição na sociedade e destacando a moral de cada um com seu objetivo religioso.
Sugestões de focos na abordagem dos temas:
Outro item importante também a ser destacado aqui é a importância da religião para o jovem. É o momento de questionarmos a ele como a doutrina espírita, e a mocidade influenciam na sua vida e a importância que isto tem para ele; se ele já descobriu os motivos pelos quais ele se encontra ali, se a doutrina espírita condiz com aquilo que é realmente valorizado por ele, e também como ele usa essa pratica no seu dia-a-dia.
Os tópicos desta aula mostram justamente este aspecto: o jovem vivendo sua fase de escolhas, fase esta em que a sociedade em si quer que ele escolha e decida seus caminhos, e nós enquanto doutrina religiosa queremos que o jovem acredite e busque uma melhor conduta e se desenvolva para algo desde já. Outro item importante a se trabalhar aqui é o sentimento de religiosidade, o exemplo de João (O Evangelista) e dos médiuns na codificação, e para salientarmos como que os jovens ajudaram na formação e na propagação do Cristianismo e do Espiritismo e que devemos buscar o mesmo ideal. Quando falarmos do sentimento religioso nos lembramos que a mocidade é a escola do coração e o que será apreendido ali será marcado e ficará para sempre em nossas vidas. A aula em si, apesar das informações e dos questionamentos da importância e utilidade da religião em nossas vida, trata acima de tudo de sentimentos religiosos no sentido da vivência do que sentimos e do reconhecimento da oportunidade que temos, de aproveitar algo nesta idade e sermos capazes de realmente nos melhorarmos.
** Dicas para a aula: trabalhar a história de João e das médiuns na codificação, e também jovens de outras religiões e trabalhar o sentimento religioso de cada um **.
a) Breve Histórico sobre o jovem ser o centro do mundo (para venda de produtos, para as religiões, para o consumo, fase das escolhas) Jesus e João, Kardec e as jovens médiuns na Codificação;
b) Jovem é o futuro?;
c) Por que escolhi determinada religião? O Espiritismo é importante pra mim? Como relacionar minha religião com a sociedade?;
d) O meu ideal religioso;
e) Religiosidade;
f) Religião dentro do cotidiano do jovem.

Nenhum comentário: