quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ME 50

ME 50
Guerras e Crises

Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: Criar exercício em que se discuta a inteligência e a conduta, focando na oração e fé para serem feitas as melhores escolhas.

Aula:
Objetivo: Nesta aula, devemos tomar conhecimento por que ocorre a guerra, os interesses quer sejam pessoais, econômicos ou religiosos de cada país, sendo que, alem de passarmos a visão do Espiritismo sobre o caso, devemos fazer um estudo do estágio atual da humanidade e, prevermos que ocorra uma possível guerra, e o comportamento que devemos ter diante dos acontecimentos.
Foco na abordagem dos temas:
Um item interessante a ser destacado nesta aula é que de maneira direta ela é um complemento da aula anterior, ou seja, aqui faremos uma avaliação geral do planeta, de antemão sabemos que as guerras, tanto antigamente quanto hoje, existem pelo poder e pelo domínio de território, e que atualmente elas agregaram motivos econômicos, religiosos, políticos e de interesse pessoal. É interessante, quando formos tratar este assunto, iremos além do que está na mídia, destacando, porém as guerras civis que existem em vários paises, os conflitos de castas religiosos e o interesse político por trás disso tudo. Sempre devemos usar como base os dizeres do Espiritismo sobre a guerra, salientando que no O Livro dos Espíritos o assunto é tratado de maneira completa, levando a relação da influencia individual do homem sobre os acontecimentos. O material que pode ser utilizado e é recomendado nesta aula é uma pesquisa sobre os recursos que são necessários para uma guerra acontecer, como tecnologia, treinamentos e custos, e como muito destes recursos utilizados para guerra depois são utilizados para o homem no seu dia a dia, levando deste modo à discussão em sala para os motivos pelos quais uma guerra existe. Vale também citarmos vários exemplos de guerras existentes (trazer para a realidade de violência que temos em nosso país para usar, como por exemplo o trafico de drogas, crime organizado), cada qual com motivações diferentes, propondo assim discussões a respeito. Se possível, tornar interessante uma dinâmica que proporcione aos alunos esta questão de poder.
a) Repressões sociais e econômicas;
b) O progresso científico e armamentista;
c) Guerras econômicas e religiosas;
d) Breve histórico das guerras da humanidade;
e) Necessidade do homem, pela lei do mais forte.

Nenhum comentário: