quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ME 48

ME 48
O mundo em que eu vivo

Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: Em função da proposta de que os alunos possam se posicionar em relação ao ambiente em que convive, pensamos que o ideal seja que o dirigente seja o condutor da aula e que desde o primeiro momento após a preparação esteja focado/atento à percepção da realidade do jovem para orientação das aulas seguintes.
Metodologia:
Sugerimos que inicialmente peça aos membros da turma que possam “contar a semana”. – Para que não se estenda muito, é importante que possa ‘direcionar’ os relatos focando o item ‘a’ da aula: Exemplo: “Descreva em poucas palavras uma semana típica sua, citando os ambientes, atividades e pessoas que convive”.
Sugerimos que possa criar um jogo em que se sorteie uma pergunta/assunto para que o aluno possa dar sua opinião/contar sobre algum dos demais itens da aula. (jogo pode ser ‘roleta’, batata quente, etc.).

Aula:
Objetivo: Fazer com que o aluno de mocidade possa falar sobre sua rotina e sua vida diária. Tendo assim, nesses conhecimentos, um alicerce para se trabalhar as aulas seguintes. Abordar o cotidiano do jovem, atingindo o seu cotidiano fora do lar, os problemas do bairro (comunidade), as necessidades financeiras e suas opiniões sobre as vivências que têm nestes ambientes, ou seja, o que acontece na comunidade a sua volta.
a) Identificar todos os meios com os quais o jovem convive (escola, trabalho, cursos, família, amigos, riqueza, pobreza, grau de instrução, local onde mora, diversão, relacionamentos etc.): perceber a visão que o jovem tem com tudo que acontece no seu dia a dia, se ele tem a percepção da sua realidade social, seus interesses e o que a sociedade lhe oferece;
b) Tribos, gostos, opiniões e religião;
c) A vida em sociedade: como é a sociedade e as dependências que temos dela para vivermos;
d) O que está certo e o que está errado na sociedade: fazer com que o próprio jovem identifique o que é certo hoje em dia na sociedade e o que é errado; a idéia aqui é deixar que eles falem mesmo, pois os assuntos específicos serão trabalhados nas próximas aulas;
e) Meu bairro, minha cidade: pensar sobre o que a acontece a sua volta, saindo de uma sociedade grande e vendo a realidade da sua cidade do seu bairro em si, como é essa convivência, vendo a questão financeira, o local onde o centro está alocado no bairro;
f) Interesse pelas necessidades: falar das necessidades no sentido de identificar se vivemos em sociedade e na sociedade simplesmente para suprir nossas necessidades ou realmente buscamos algo mais.

Nenhum comentário: