quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Bloco Jovem e o Mundo

Bloco Jovem e o Mundo

Objetivo: O principal objetivo deste bloco é fazer com que o aluno de mocidade possa perceber o que acontece na sua vida: suas opiniões, suas ações, seus relacionamentos e também como externa seus sentimentos para estas questões e vivências, fazendo com que ele manifeste suas opiniões, gostos, e desenvolva sua capacidade de pensar. O dirigente deve exercer o senso critico do jovem, trabalhar com sua razão, seu bom senso, fazendo com que ele realmente pare para se avaliar, quantificar e ver o quanto isto é importante para sua vida e principalmente ele ter estas idéias bem consolidadas consigo mesmo. Unindo assim suas opiniões, com a base moral de conduta do Cristianismo e do Espiritismo. Isto tudo objetiva a que ele possa pensar e exercer essa capacidade, conseguindo assim, aliar isto ao ideal cristão.
“Deixei vir a mim os pequeninos”...
“Reconhece um verdadeiro cristão pelas suas obras”. “As obras de todos estão em seus relacionamentos e atitudes que eles têm perante eles”

Metodologia: Descrito o objetivo do bloco, há algumas diretrizes para entender as aulas apresentadas.
01 - Para saber das motivações e o porquê de seus gostos e preferências, os primeiros assuntos dizem respeito à vida cotidiana do jovem. Primeiro, serão abordados assuntos correlatos para sua vida fora do lar, para depois atingir propriamente sua família.
02 – Ao invés de apresentar logo no início a família como base da sociedade e, através dela, que saímos para vivenciar as demais coisas do mundo, o bloco abordará primeiramente as atitudes e opiniões dos jovens para que ao seu final, seja abordada a família como base e a válvula motivadora da vida humana.
03 - Importante também ressaltar que estes assuntos, por estarem envolvendo a vida cotidiana do aluno de mocidade, desde suas opiniões, motivações, profissão, atitudes, gostos, condição social (rico e pobre), grau de instrução e relacionamentos afetivos e familiares, devem ser muito bem observados pelos dirigentes, para que eles possam não somente trabalhar estes temas nas aulas respectivas, mas também, durante o período total da mocidade, pelo fato de o jovem conviver constante e diretamente com estas questões, que serão muito importantes para a formação da sua personalidade diante de tudo que acontece no mundo. Momento em que o dirigente deve aproveitar para abordar estes assuntos no decorrer da mocidade (filmes inteligentes, visitas ao AA e outras instituições, assuntos atuais, eleições, influencia da mídia, TV, etc... todos os outros assuntos que compreendem este bloco de aulas).
04 – Uma outra questão a ser abordada aqui é que estas aulas devem: informar o jovem sobre tais questões (por exemplo, sobre sexo, sobre prevenção, tipos de drogas etc.), orientá-los, deixá-los manifestar suas opiniões e tendências e também dar a base moral para que ele se guie pelos seus próprios caminhos.
05 – Todas as aulas devem ter por base a doutrina espírita e do Cristianismo.

Este conjunto de aulas em si, como foi dito, visa fazer com que nossos alunos tenham a oportunidade de exercitarem sua capacidade de pensar, de darem opiniões, de serem críticos, de agirem com bom senso e tendo a real noção do que querem ter uma visão ampla e objetiva sobre as coisas que acontecem no mundo na sua vida. O bloco o jovem o mundo se resumiria nas seguintes frases:
“Sois-vos o sal da terra, Vos é a luz do mundo”.
“Não á o que sua mão direita faça que sua mão esquerda não saiba”
“Não julgueis a fim de não serdes julgados”
“Infelizmente ou felizmente vivemos num mundo material de provas e expiações, podemos ter ótimos pensamentos, lindos sentimentos e vibrarmos sempre, mas o que realmente determina o que somos e buscamos são nossas palavras e ações”.

Tempo do Dirigente:
Sentimento a Ser Trabalhado: Bom Senso
Sentimentos Secundários: engajamento, ouvir, observar, respeito a opinião alheia, compaixão, otimismo, senso crítico, instruí-vos (espíritas, amai-vos eis primeiro ensinamento, instruí-vos, eis o segundo), formador de opinião, influência do grupo em minhas opiniões, ética, senso de justiça (evangelho: Sim, sim, Não, não), leis dos homens e leis de Deus

Parte 01

Objetivos: Abordar as grandes questões da sociedade e as opiniões dos jovens sobre os assuntos e como conciliar isto com seus objetivos e ideais. Que o jovem possa se sentir à vontade para se expressar, fazendo com que reflita sobre o que acontece em nosso mundo, e como poderemos ajudar.

Ao Dirigente: Ao final da primeira parte do bloco, os alunos deverão refletir sobre a sociedade na qual estão inseridos e propor mecanismos de atuação. Por isso, os dirigentes devem prepará-los antecipadamente, explicando os objetivos e a metodologia desta atividade.

Nenhum comentário: