quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ME 46

ME 46
Vocação

Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: A idéia central deste tempo do dirigente será a Coragem. Coragem em aceitarmos quem somos, de enfrentar o desconhecido e batalhar por nossas ideais e opiniões.

Aula:
Objetivos: reflexões sobre a construção e busca de nossos sonhos e escolhas profissionais.
Metodologia: deixa-los expor seus questionamentos e dúvidas acerca da escolha profissional, as influências que sofrem e a constante mudança interior e da visão de mundo.
Embasamento Teórico: Durante este período, espera-se que o adolescente tenha definido que ele pretende no ramo profissional. A profissão constitui uma parte importante da identidade e assim, como esta ainda não está plenamente construída, a escolha profissional refletirá mais uma vez, a angústia desse individuo.
Pode-se perceber que as influências sócio-econômicas têm um papel destacado na determinação da profissão. Acredita-se que ter um emprego valorizado pela sociedade ou estudar em uma boa faculdade aumenta a auto-estima e facilita o desenvolvimento de uma sensação de estabilidade do ser.
Em relação à vocação profissional, o adolescente é bombardeado em influências tais como:
-Família: esta deposita suas expectativas, anseios e se incentivar desde cedo (infância) o estudo e o valor do trabalho, pode despertar altos níveis de aspiração dele mesmo. Caso a família exija uma profissão pré-determinada ou uma escolha profissional quando o adolescente não se sinta maduro para isso (16/17 anos), pode desencadear mais uma fonte de angústia para esse ser em formação e assim prolongar ainda mais a decisão no ramo profissional.
-Amigos: neste tema, ajudam-se mutuamente, nos estudos, nas pesquisas de vestibulares, cursos técnicos, ou na procura de emprego.
-Mudanças sociais: com o decorrer do tempo, avanço tecnológico, e o desenvolvimento na área da saúde e também na de vendas, criam-se novos empregos que aguçam a vontade do adolescente.
Observa-se no jovem a preocupação com o retorno financeiro, a estabilidade da profissão e a conquista de conforto matéria. Todavia, além disso, pretendem encontrar alguma profissão que vá de encontro com algumas características pessoais das quais tomou consciência.
a) Mudança constante do mundo: mudança de paradigmas e o que desejo do mundo;
b) De quem sofro influência: Influencia familiar x ócio econômico x escola x grupo de amigos;
c) Maturidade para escolha profissional: discussões sobre a maturidade e como estamos perante nossa escolha profissional.

Nenhum comentário: