ME 28
“Descobrindo-se”
Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: Esta aula deve ser dada pelo dirigente da turma, por ser um momento significativo e de reflexão interior e união do grupo. Tecer comentários sobre a realização do Exame Espiritual, os sentimentos vividos, as impressões e vivências.
Aproveitando a oportunidade em que a turma encontra-se em um momento de reflexão interior, o dirigente deve introduzir o Caderno de Temas como instrumento de auto-conhecimento e renovação para ajuda ao próximo.
Para tanto, o dirigente deve levar cadernos suficientes para o número de alunos ou solicitar previamente que cada um traga seu próprio caderno.
Incentivar os alunos a caracterizar seu caderno de temas, preenchendo-o com características pessoais, gostos, sonhos, cotidiano, o que o representar.
Aula:
Objetivos: apresentar os sentimentos vivenciados pela aula prática de Evangelho no Lar e apresentação da proposta de continuidade de renovação interior através do Caderno de Temas.
Metodologia: em um clima de ameaça zero, propiciar um momento de reflexão sobre os sentimentos vividos no Evangelho no Lar e no processo de renovação interior proposto no decorrer deste bloco. Para isto, podem-se rever os ensinamentos do Mestre e propiciar questionamentos íntimos acerca da vida do jovem. Para finalizar a aula, propõe-se a continuidade da reflexão sobre as atitudes do jovem por intermédio do Caderno de Temas.
a) Sentimentos acerca do Evangelho no Lar: sempre em um clima de ameaça zero, quais os sentimentos e considerações do jovem e da turma sobre a aula prática;
b) Momento de discussão acerca do exercício de renovação proposto: reflexões sobre as considerações do jovem sobre o exercício proposto no início do bloco e acerca das aulas e ensinamentos do Mestre;
c) Com esse sentimento de evangelização muito vivo, de auxilio ao próximo, de saber que o jovem pode auxiliar alguém, oferecemos uma ferramenta para que ele possa se conhecer, reconhecendo suas qualidades e suas dificuldades.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário