quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Bloco O Jovem pelo Jovem

Bloco O Jovem pelo Jovem

Objetivos: Neste bloco, convida-se o aluno para compreender - dentro de uma visão biopsicosocial e espiritual - a atmosfera que rodeia a adolescência, não através de rótulos desgastados como ser problemático, inacessível e conturbado, como muitos o fazem.

Metodologia: cada aula abordará um dos aspectos que envolvem o cotidiano e o sentimento do jovem, como a percepção de seu corpo e sexualidade, relacionamentos e interação, identidade e família. As aulas são intimistas, não devendo ser moralistas nem doutrinadoras. O jovem no transcorrer do tempo deve ser capaz de compreender melhor seus sentimentos e sua interação com a sociedade por serem aulas focadas em sua intimidade. O dirigente deve atentar e incentivar que o jovem olhe para dentro de si, deixando-o a vontade para expressar seus sentimentos.

Bibliografia teórica para o Bloco: [32]; [33]; [34]; [35]; [36]; [37]; [38]; [39]

Inteligência emocional- e a arte de educar nossos filhos - John Gottman
Desenvolvimento e personalidade da criança; Paul Henry Mussen, John Janeway Conger, Jerone Kagan, Aletha Carol Huston, Ed. Harbra
O adolescente em desenvolvimento; Antonio Carlos Amador Pereira, Ed. Harbra
Os Direitos dos Pais - construindo cidadãos em tempos de crise; Tânia Zagury, Ed.Record
Limites sem traumas- construindo cidadãos; Tânia Zagury, Ed. Record
O que toda criança gostaria que seus pais soubessem; Lee Salk, Ed. Círculo do Livro
Descobrindo Crianças; Violet Oaklander; Ed. Summus
A busca do símbolo- conceitos básicos de psicologia analítica; Edward C. Whitmont, Ed. Cultrix

Tempo do Dirigente:
Sentimento a Ser Trabalhado: Aceitação
Sentimentos Secundários: mudança, descobertas, transformação, desafios, medo do desconhecido e da solidão, coragem (agir com coração), o que nos entristece, como colocar minha opinião religiosa, como vivenciar o bem nas minhas atitudes, aceito o próximo como meu irmão, aceitação das minhas qualidades e defeitos, consigo crescer com meus defeitos e qualidades, o que sente falta para se tornar completo, frente os meus conflitos externos e o que me falta (busca por um corpo perfeito, uma roupa, ser menos tímido) o que faz feliz.

Nenhum comentário: