Bloco Jesus
Objetivos: este bloco tem por objetivo aproximar a figura e os ensinamentos de Jesus para o cotidiano do jovem. Para isto, deve oferecer subsídios e ensinamentos morais transmitidos por nosso Amado Mestre.
Todas as aulas têm de mostrar a grandeza do nosso Mestre sem, contudo, colocá-lo como uma figura inatingível. Deve-se enfatizar que os conceitos morais necessários à humanidade estão contidos nos evangelhos e na vida do nosso Mestre.
Metodologia: Este bloco está subdividido em duas partes, tendo sua transição pela aula Descobrindo-se. Na primeira parte, procura-se apresentar a biografia e os ensinamentos morais de Jesus, com aulas sobre o Sermão do Monte, o Amor, entre outras.
Deve-se aproximar a figura e os ensinamentos do Mestre para o cotidiano do jovem para que perceba o quão próximo e brilhante foi e é nosso Mestre. Mostrar ao jovem a humanidade de Jesus, seu prazer pela vida e pela convivência com todos, desde os excluídos pela sociedade até as lideranças religiosas, seu carinho, afeto e respeito pelos sentimentos humanos e acima de tudo a compreensão e amor quando o ser humano erra. Mostrar ao jovem que Jesus deve ser nosso Amigo e sempre que hesitarmos buscar em sua figura e ensinamentos o amparo necessário. Isto deve estar presente em todas as aulas e enaltecido em aulas como Eu e Jesus e Amar ao Próximo como Jesus nos amou, por exemplo.
A segunda parte caracteriza-se por apresentar conceitos espíritas exemplificados por Jesus.
Neste bloco, estão contidos ensinamentos espíritas previamente vividos e transmitidos por Jesus: conceitos como reencarnação, pluralidade dos mundos, mediunidade, entre outros. No entanto, tais conceitos estão contidos dentro da vida e dos ensinamentos de Jesus e o expositor deverá abordá-los neste sentido. Muito mais do que oferecer subsídios dentro da doutrina espírita, estes tópicos devem estar enquadrados dentro dos ensinamentos e da vida do Mestre. Por exemplo, ao falarmos de Mediunidade, a importância tem de ser os ditos “milagres” efetuados por Jesus e a predição e vivência dele para um conceito como a Mediunidade.
Ao Dirigente: Propor um exercício de renovação que acompanhará o jovem no decorrer deste bloco.
Tempo do Dirigente:
Sentimento a Ser Trabalhado: Amor
Sentimentos Secundários: trazer do grande para o cotidiano, trazer frases provocativas para reflexão
- conviver com a diferença, perdão (você tem inimigos, quem é mais sincero: quem gosta ou quem não gosta de mim), estudo do evangelho (pegar frases do evangelho), reflexão de seu cotidiano, Mocidade como auto-conhecimento, dificuldades de amar, de perdoar, o bem não deve ser tímido, início pelas dificuldades, tolerância, convivência, fazer a diferença, qual a minha marca no mundo.
Parte 1
Objetivos: apresentar a biografia do Mestre, sua importância para a Humanidade e principalmente para nossas vidas.
Ao Dirigente: Ao final da primeira parte do bloco, há uma atividade prática que consistirá em um Evangelho no Lar na casa de um dos participantes da turma. Para que isto ocorra, desde o início do bloco, já deve ser explicado o que irá acontecer e marcado antecipadamente com a turma.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
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