Parte 2
Objetivos: Abordar questões mais pessoais do jovem. Na primeira parte, ele falou da sociedade e, no fim do bloco, começamos a abordar suas necessidades para vivência em sociedade. Neste estágio vamos fazer com que o jovem, depois de ter adquirido confiança durante as aulas anteriores para expressar sua opinião sobre diversos assuntos sempre trazendo para sua realidade, possa aqui, ser livre para expressar opiniões e sentimentos sobre seus relacionamentos, amorosos, familiares, diversões etc.
Ao Dirigente: No final desta parte, cada aluno da turma passará por uma experiência singular, como o Exame Espiritual. Por isso, os dirigentes deverão prepará-lo calmamente e em aulas anteriores ao exame espiritual sobre os objetivos e metodologia.
Trabalho da Turma no transcorrer do Bloco: No transcorrer desta parte do bloco, os alunos devem trazer informações sobre instituições e propostas de atuação que transformaram a sociedade. O dirigente deve incentivá-los da importância de tal discussão e da participação de todos para o desenvolvimento da atividade. Devem fazer uma pesquisa sobre ONGs, entidades e clinicas de auxilio e apoio à família, doenças sexualmente transmissíveis, vícios desregrados e, se possível, apresentar o trabalho destas entidades e promover uma vista a uma destas entidades. O tema e assunto desta atividade no decorrer do bloco se resumiriam simplesmente a “O que o mundo está fazendo para lidar com estas situações, será que eu sei disso e como eu posso contribuir”. Termos uma visão objetiva dos assuntos e também termos a oportunidade de conhecermos trabalhos que tentem ajudar as pessoas e desperte a consciência social de cada cidadão do mundo. Esta atividade só realmente dará certa se o dirigente propuser aos alunos pesquisarem sobre estes temas e trouxer informações sobre entidades que fazem este tipo de trabalho. A atividade é prática então a responsabilidade é dos alunos, a fim de mostrarem realmente que entenderam o que foi proposto nas aulas anteriores, e como eles podem ter apresentado melhoras de atitudes e opiniões para os assuntos discutidos. Cabe ao dirigente programar as aulas em que ocorrerão as discussões e marcar com a turma para apresentação.
Ao Dirigente: Ao final desta parte, haverá uma aula em conjunto com os Pais. Atente para a programação e organização necessária para que ela ocorra atendendo aos seus objetivos.
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário