ME 61
O Jovem e a Família
Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: Essa aula cabe aos dirigentes aplicarem, integrando o tempo do dirigente com a aula em si.
Caderno de Temas: Uma dinâmica bem simples seria pedir para os alunos desenharem as pessoas da sua família, numa folha do ‘caderno de temas’ e depois apresentar para turma falando um pouco como eles são, para que assim possamos introduzir os assuntos e desenvolvê-los com base no que foi apresentado. – (TEMA 8).
Aula:
Objetivo: Aqui vamos fazer com que o jovem identifique sua família e seus relacionamentos familiares. Nas aulas anteriores, o jovem manifestou suas opiniões pessoais sobre diversos assuntos vividos por ele, para que quando ele chegasse aqui, estivesse preparado para externar seus sentimentos mais profundos sobre sua família. Vamos apresentar a família ao jovem e fazer com que ele fale dela.
Sugestões de focos na abordagem dos temas:
Como foi definido, as aulas anteriores trabalharam assuntos externos à vida do jovem, mas que podem ter suas causas e motivações nas relações familiares. Então, aqui, é a oportunidade que temos de fazer não só o jovem apresentar sua família, mas termos a real noção do tipo de relação familiar que ele tem em casa, das pessoas que se relaciona bem e com aquelas que ele não se relaciona bem, as expectativas que o jovem tem sobre sua família e vice-versa. A aula visa fazer com que o aluno externe situações e sentimentos. Cabe falarmos do compromisso mutuo de ajuda e auxilio espiritual que os membros de uma família têm uns com os outros.
Dica: A grande família, A estranha família de Igby, (para ilustrar como são os componentes de nossas famílias, e principalmente que cada indivíduo pensa e age totalmente diferente).
a) Minha família, apresentação;
b) Relacionamento familiar (pai, mãe, irmãos);
c) O que a família espera do jovem, e o que o jovem espera da família;
d) Qual é minha função no lar em que eu vivo;
e) Laços de família material e espiritual.
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário