quarta-feira, 12 de setembro de 2007

ME 58

ME 58
Juventude, namoro, noivado, sexo e casamento

Tempo do Dirigente:
Desenvolvimento: Independente do seu uso no Tempo do Dirigente sugerimos atentar aos sentimentos: Respeito às escolhas e atitudes, diferenças não separam.

Aula:
Objetivo: Mostrar para os jovens as fases dos relacionamentos, as conseqüências que elas trazem, que eles possam perceber seus sentimentos e motivações para se relacionarem e o que realmente buscam num relacionamento. Devemos explicar as motivações e as necessidades de nos relacionarmos, citar de maneira sucinta o despertar do jovem para esta fase, e em seguida falar das diferenças entre amor, paixão e sexo. Partindo desde principio, e tendo esta base, podemos adentrar na historia do relacionamento e seu desenvolvimento. Trabalhamos as questões de “ficar” e daqueles que “ficam” com muitas pessoas, até aqueles que firmam um compromisso, até casamento, mostrando o desenvolvimento de uma relação e suas etapas. Devemos salientar a importância dos sentimentos sólidos para construir uma verdadeira relação, o que será o guia por toda esta fase. O interessante aqui é trabalharmos com gírias e atiçarmos a vontade de participação dos alunos, onde eles mesmos possam ilustrar seus casos. Esta aula deve ser tratada de maneira descontraída, porém valorizando muito o que está sendo dito, pois o que queremos despertar aqui são sentimentos verdadeiros para um relacionamento e, acima de tudo, mostrar a responsabilidade em se envolver com alguém. Para que a aula se desenvolva e os jovens participem, seria interessante tratarmos disso com a história de um casal, mostrando pontos positivos e negativos da relação. Pode-se também se fazer um “você decide”, para que os alunos decidam o futuro dos personagens de forma que possa externar um pouco a maneira como eles interagem quando querem ficar com alguém.
a) A necessidade de se relacionar e suas motivações homens e mulheres (Timidez etc.);
b) As etapas do relacionamento, desde “ficar” (como acontece hoje em dia);
c) Aqueles que se relacionam somente pelo prazer;
d) O sentimento verdadeiro para o companheiro e para consigo mesmo;
e) Sexo como conseqüência do amor.

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