Bloco Religiões
Objetivo: Este bloco tem por objetivo fazer com que o jovem conheça a história das religiões, o seu desenvolvimento religioso, e a busca dos homens por Deus através dos séculos, tornando isto atrativo para os jovens. Este bloco também tem por objetivo fazer com que o jovem compreenda a pureza doutrinária das outras religiões e sua busca por Deus, mostrando que todas as religiões são boas e têm objetivos parecidos ou caminhos diferentes do Espiritismo, mas todas levam até Deus. Devemos apresentar a situação atual de cada religião, quantidades, grandes líderes, como elas funcionam hoje, é de suma importância abordar as características atuais destas religiões oferecendo ao jovem da mocidade à oportunidade da pesquisa e principalmente a visita à outra destas religiões. Aqui ainda vale ressaltar esta busca do homem por Deus, que está em todos os lugares e que Deus é um só, e as outras religiões existem devido às questões culturais e o grau de compreensão e aceitação da doutrina religiosa, em si e de Deus. Podemos fazer isso comparando o Espiritismo com as demais religiões, seus pontos em comum, suas idéias, suas diferenças para o bem, e assim, conseguiremos consolidar a idéia de termos uma religião, de seguirmos e acreditarmos no Espiritismo, não tendo vergonha de assumir nossa doutrina e acima de tudo a nossa fé, perante a compreensão da evolução das religiões no mundo.
Neste bloco, além de apresentarmos as religiões e suas bases, iremos conversar, discutir e apresentar o quadro atual de cada uma delas, seus ritos, crenças, processos e suas influências no mundo atual, do que darmos conceitos históricos do surgimento. O objetivo é que este bloco realmente fique mais real, mais participativo de uma maneira em que o jovem possa ter uma pequena base histórica do surgimento das religiões, mas principalmente, que eles possam ver como elas são hoje e as influencias que elas exercem. O bloco em si de uma maneira mais sadia e objetiva, tratará de cada uma dessas religiões, como uma busca de conhecimento e aprendizado, dos itens que concordam e divergem com a doutrina espírita e o Cristianismo. E questionarmos nossos jovens, se depois de tomar conhecimento de todas essas religiões, certificarem se a doutrina espírita é realmente o lugar onde eles querem estar.
Quanto a seqüência das aulas, iremos tratar da busca da religiosidade pelo homem, apresentando as religiões de acordo com seu surgimento, com o grande diferencial é que as aulas estão temáticas por religiões, onde iremos tratar muito mais das suas condições atuais e influências, do que seus fatores históricos. O interessante também é que assim poderemos expandir o assunto e fazer contrapontos do seu surgimento, a sua base, com a condição atual de determinada religião. As aulas em si farão com que o aluno de mocidade possa ter uma visão mais ampla, critica e objetiva sobre cada uma delas e ainda mais poderá ver o que realmente cada uma delas oferece de positivo para a evolução humana do planeta, conforme as bases do Espiritismo e do Cristianismo.
Sugestões de focos na abordagem dos temas:
O bloco em si, como dito em todas as aulas, além de apresentar a parte histórica da religião, e como as já citadas estão atualmente, tem de tocar o sentimento de cada aluno, para que ele busque a pureza e bondade de todas as religiões, sabendo que as deturpações são criadas pelo próprio homem, de acordo com sua conveniência. Este bloco vai além ao sentido de fazer com que o aluno possa sentir, mas não só sentir, mas sim se conscientizar, conhecer e se interessar sobre fatos históricos e atuais, que farão deles, jovens realmente ligados e conhecedores do mundo em que vivem e participa em todos os sentidos. Além disso, consolidar dentro de si suas bases doutrinárias do Espiritismo e, acima de tudo, a moral em consciência cristã para respeitar as outras religiões e propagar o Cristianismo, sempre buscando sua simplicidade, sempre buscando sua origem e sendo realmente verdadeiros homens de bem.
Ao Dirigente: Ao final deste bloco, os alunos deverão apresentar o panorama de uma religião para discussão na aula final. Para isto, o dirigente deve incentivá-los quanto à importância da participação e deve organizar antecipadamente a pesquisa a ser realizada e ver a possibilidade de visitação a movimentos religiosos diversificados.
Tempo do Dirigente:
Sentimento/idéia a ser trabalhada: “Em nome do Pai”
Sentimento/idéia complementares a serem trabalhadas: Respeito, Igualdade, Compreensão do sentimento religioso, Pureza Doutrinária, Ecumenismo, Adoração, Oração, Fé, Convergências para Deus.
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário